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Marketing local: uma opção para o seu negócio

marketing local
Foto pressfoto

Aprenda como fortalecer sua marca e alcançar mais consumidores com marketing local 

Você já parou para pensar nos impactos que o marketing local tem dentro da empresa? Gerar divulgação, fortalecimento de marca, aumento de consumidores, relacionamento com eles e mais uma série de fatores que envolvem esse setor, mas que também repercutem em outras áreas da empresa que funcionam de forma conjunta para traçar objetivos e metas.

Independente do tamanho da sua empresa, o marketing é um dos setores que não pode ser deixado de lado. Os desafios diários de conquistar clientes e/ou manter os antigos, aliados a estratégias de inovação para fortalecer a marca, passam pelo marketing. E, quando a estratégia é impactar diretamente pessoas próximas, o marketing local é o encarregado para isso.

Se você não sabe o que é marketing local, este texto foi feito para você. No entanto, se você já sabe um pouco, mas quer mais informações, pode continuar sua leitura porque este blog separou algumas dicas e informações importantes sobre esse tipo de estratégia que pode ser utilizada de forma colaborativa num planejamento de marketing para ajudar no crescimento da sua empresa.

De acordo com a Rock Content, “De forma simplificada, podemos dizer que o marketing local é trabalhar a promoção do seu negócio a partir de estratégias focadas na segmentação geográfica”, o site destaca ainda que “O raciocínio é simples: concentrar as iniciativas num público específico, de forma a tornar a abordagem mais focada e com potencial de trazer resultados”

A marcação geográfica é um ponto importante nessa estratégia de marketing, pois o fortalecimento da empresa na comunidade que ela está inserida repercute positivamente para o seu crescimento entre os consumidores. Atingindo, assim, cada vez mais pessoas.

Agora que essas informações foram apresentadas, você já tinha pensado sobre isso? O marketing local é uma das estratégias possíveis de serem utilizadas no planejamento da empresa. Essa estratégia de marketing local, além de ser direcionada diretamente para quem está próximo, pode gerar alto impacto, divulgação de produtos e evitar maiores custos financeiros, quando pensada de forma coerente.

É importante destacar os custos, pois um planejamento com estratégias alinhadas, que trazem o marketing local como uma forma de divulgação e impacto entre os consumidores, pode auxiliar no crescimento do negócio de forma assertiva. Afinal, investir financeiramente em alguma campanha que não tenha um bom planejamento, pode ser arriscado.

Para complementar ainda mais suas leituras sobre o assunto. Neste blog, que traz sempre uma série de conteúdos atualizados e relacionados com o mercado, você encontra mais informações não só sobre marketing local, mas estratégias para quem está precisando de ajuda com planejamento e marketing para negócio, com informações sólidas para você.

No post Estratégias de Marketing: Veja as Melhores para 2020 ,por exemplo, você encontra informações relevantes, principalmente neste início do ano, para quem está pensando em empreender. Essas estratégias apresentadas podem ajudar você a tirar do papel aquela ideia que você estava pensando ou fazer crescer o seu negócio.

Criatividade não pode faltar

Para poder traçar estratégias mais eficazes, o planejamento para marketing local é fundamental antes de qualquer coisa. E, assim como qualquer ação voltada para comunicação e marketing, a criatividade é um carro–chefe quando falamos sobre esse assunto. O planejamento precisa estar presente em todas as empresas, independente do tamanho, pois é com ele que fica mais fácil entender o que você precisa para desenvolver melhor seus negócios, traçando estratégias como o marketing local.

Pensar em marketing local é primeiro entender quem são os consumidores que estão perto da sua empresa e quais gostaria de alcançar. Para ajudar nessa tarefa e ser mais assertivo, inicialmente, é importante pensar e tentar traçar os hábitos e a rotina desses consumidores para identificar, de forma mais direta, o que você pode fazer para conquistá-los.

O que isso quer dizer? Que você precisa conhecer profundamente o seu consumidor. O que ele costuma comprar, quais os lugares que ele gosta de ir, horários que ele costuma ter são informações podem ajudar você a entender o perfil do seu consumidor para que o seu negócio seja cada vez mais assertivo ao realizar alguma ação de marketing.

Essas informações vão se tornando dados para você ir planejando e adaptando as estratégias. Além disso, criar uma técnica eficiente evitará que você tome decisões precipitadas ou ainda invista financeiramente em algo que, talvez, não dê o retorno esperado.

Com esse detalhamento de informações, os formatos de mídia online e offline caminham juntos para a criação do seu planejamento. Seja um pequeno, médio ou grande negócio, esses dados ajudarão serão úteis em todas as etapas da sua campanha de marketing local.

Na prática

O marketing local, na prática, assim como qualquer ação de comunicação, vai levar em consideração informações sobre o seu público, até para traçar melhor sua a estratégia. No entanto, no marketing local, além de levar esse ponto em consideração, esses dados serão prioridades para auxiliar no contato com os consumidores e atrair novos que estejam próximos para atuação da sua empresa.

Com essas informações, fica mais fácil para a empresa visualizar o que ela pretende fazer e traçar seus objetivos relacionados ao fortalecimento da marca e aumento de público. Uma comunicação mais estratégica e com ideias focadas, como o marketing local, auxiliam na condução da empresa, não só na área de comunicação, mas em todas as áreas que ela repercute, pois gera uma maior divulgação e demanda.

E essa estratégia de marketing local deve ser utilizada em qualquer tamanho de negócio, pois sua adaptação é viável de acordo com os consumidores que a marca já alcança ou gostaria de alcançar.

Dicas para aproximar seus clientes com marketing local

Para começar a por em prática as informações sobre marketing local que estão sendo apresentadas agora, listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você nesse momento inicial de pesquisa. Dessa forma, você vai fazer com que o seu negócio fique conhecido localmente e se torne referência na região.

1 – Fortalecer a comunidade que está perto:

Quando o marketing local traz como protagonista a marcação geográfica para impactar esses consumidores que se tornam o público-alvo da empresa, mais do que fazer ações que alcancem eles, é importante fortalecer a presença com essa comunidade. Isso vai desde algum serviço que você ofereça dentro do seu estabelecimento ou parcerias com outras marcas.

Esses tipos de estratégias podem reforçar positivamente a sua empresa naquela região. Seja pelo atendimento, carinho e cuidado com os seus consumidores. Afinal quem não gosta de ser bem atendido em algum lugar?

Esse fortalecimento colabora não só para que a empresa se fidelize os seus clientes onde ela está inserida. Ela também passa a ficar conhecida entre as demais pessoas, gerando cada vez mais uma rede de clientes que indicam sua loja. Dessa forma, a marca vai ficando cada vez mais fortalecida.

2 – Investir na segmentação

Definir o público-alvo na hora de traçar uma estratégia é importante para ser assertivo na hora do planejamento. Quando falamos sobre entender o consumidor, seus hábitos e gostos, estamos falando sobre segmentação.

Entender quem é seu público ou o público que você quer alcançar, ajuda a tornar a estratégia cada vez mais próxima do local que você está aplicando seu marketing. Além disso, essa segmentação traz dados importantes para qualquer tipo de ação que você pense para impactar seus consumidores.

3 – Aproveitar os formatos de mídia para divulgar sua empresa

Para planejar, é preciso também pensar onde a estratégia de marketing local será aplicada. Dentro da variedade de formatos para se comunicar, é importante entender onde o seu público está ou onde o público que você gostaria de alcançar está para poder focar em formatos assertivos.

Essas informações são importantes para poder traçar as estratégias comunicacionais em campos que o seu consumidor esteja para que você não invista em algum tipo de mídia que, no final, não vai trazer o resultado que você espera.

Os meios online e offline trazem diversas opções que podem ser estudadas por cada empresa de acordo com a estratégia de cada uma. Essa é uma avaliação que precisa ser feita analisando também outras informações, como interesse e hábito do consumidor, para ter um planejamento mais detalhado e focado em consumidores que, de fato, são os seus.

Mídia offline: Conheça o poder da PremiaPão

Nessa variedade de formatos, o meio offline segue em alta entre formas de divulgação, fazendo parte das estratégias de marketing de diversas empresas, independente do tamanho ou modelo de negócio. A PremiaPão é um formato de divulgação em que o marketing local se encaixa muito bem para todas as empresas. O mais legal é que ela utiliza os saquinhos de pão para fazer publicidade.

Talvez você não tenha percebido essa publicidade, mas de acordo com um levantamento de 2019 da consultoria Kantar para Associação Das Indústrias De Biscoitos, Pães e Bolos (Abimapi), 98,7% dos brasileiros consomem pão.

Essa estatística, que traz uma porcentagem alta de famílias brasileiras, reforça como o pão está presente no dia a dia. Ou seja, o saquinho de pão é muito presente no dia das pessoas, pois elas têm o hábito de consumir o pãozinho pela manhã ou no final da tarde, por exemplo.

Pensando nisso, a PremiaPão investe em uma comunicação integrada com profissionais dispostos a fazer sua marca ganhar ainda mais destaque no mercado. Como você pode conferir no post do Blog sobre Saco de Pão para Publicidade, esse tipo de propaganda em saco de papel para pão fortalece a estratégia de comunicação local do anunciante e ainda favorece o marketing de vizinhança.

Isso tudo contando com a divulgação geolocalizada. Ou seja, divulgação com uma segmentação bem estabelecida, realizada de acordo com a localização do público-alvo.

A mídia em saquinho de pão se torna ainda mais atrativa se você parar para pensar que a maioria das pessoas que frequentam as padarias da sua região podem ainda não conhecer o seu negócio. E, como o marketing local tem como foco essa divulgação relacionada a localização geográfica da empresa, essa estratégia com saquinhos de pão pode gerar uma conhecimento maior entre as pessoas, que já que elas estão perto uma da outra geograficamente. No entanto. é possível que o seu público-alvo ainda não tenha conhecimento sobre a sua empresa.

Entenda com detalhes como é feita a publicidade em saquinhos de pão

Para divulgar a sua empresa na PremiaPão, fortalecendo sua estratégia de marketing local, a empresa oferece dois tipos de modelos . O primeiro, você pode escolher o modo exclusivo – onde o saco de pão é reservado para um único anunciante, tendo como destaque uma única marca em cada saquinho entregue nas padarias localizadas próximo ao seu negócio ou público que você quer alcançar.

Já o segundo é o saquinho compartilhado, que pode ter até 34 anunciantes. Nesse formato, as marcas variam com tamanhos grandes ou pequenos que podem ser definidos pelo espaço que a sua empresa pensa em comprar.

Os dois formatos, com grande aceitação do público, são ótimas escolhas para quem busca fazer a divulgação do seu negócio de forma criativa e com ótimo custo-benefício. Tudo vai depender do quanto você pode e pretende investir do seu orçamento em publicidade.

Grandes empresas já anunciaram com a PremiaPão. A Rappi foi uma delas. Em depoimento para o YouTube da empresa, o O growth leader da Rappi no Nordeste, Vitor Marques, contou um pouco da experiência de anunciar com os saquinhos premiados. Você pode conferir o depoimento clicando aqui.

Publicidade ecológica

Além de trazer um forte impacto para sua marca, os saquinhos de pão são biodegradáveis, não trazendo impactos negativos para o meio ambiente, pois eles são feitos 100% de componentes ecológicos, o que o torna um produto sustentável para uso. Os saquinhos são produzidos com papel aprovado pela FSC (Conselho de Manejo Florestal ou Gestão Florestal).

Além do seu papel, as tintas utilizadas nas impressões são atóxicas e com uma base de água para que não ofereçam riscos na hora de consumir os pães que estão dentro do saquinho.

O que você não sabe sobre a PremiaPão

Para complementar as informações sobre os saquinhos de pão da PremiaPão, o CEO da marca e principal youtuber de franquias do Brasil, Raphael Mattos, produziu um vídeo no canal da empresa – que conta com diversos outros com conteúdos de relevância – e falou detalhes sobre esse tipo de publicidade e seu alcance. Confere dando play:

Essa aproximação que a PremiaPão faz com a comunidade que está por perto, por meio da estratégia de marketing local, faz com que o negócio alcance mais pessoas e seja divulgado de forma assertiva. Isso acontece porque a PremiaPão conta com um time de especialistas em marketing. E, quando você anuncia nos saquinhos, sua marca também está passando pelo acompanhamento desses profissionais.

Custo-benefício

Diferente do que você pode estar pensando,apesar da PremiaPão ter uma grande estrutura e oferecer para você a melhor mídia de publicidade local, investir em saquinhos de pão não é algo apenas para grandes empresas.

A PremiaPão têm anunciantes de diversos tamanhos e segmentos. Os diferentes formatos – exclusivo e compartilhado – fazem com que as empresas tenham a possibilidade de investir nesse tipo de publicidade, com variação de valor.

Ao todo, a empresa já produziu mais de 30 milhões de saquinhos de pão e passou da marca de 15 mil anunciantes, como a Rappi, Nissan, Jeep, Subway, CVF, Sky, Chilli Beans, Tim, Claro e Colchões Ortobom.

Para que você tenha certeza da efetividade da PremiaPão,veja o vídeo em que Tatiana Schleu, representante da Labocliv , em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, conta um pouco da sua experiência postiva de anunciar com a PremiaPão.

RESULTADOS

Agora que você já entendeu mais sobre o que é marketing local e sabe as melhores dicas dicas para começar a pensar estratégias para o planejamento para sua empresa,que tal anunciar nos saquinhos da PremiaPão?


Grandes marcas já optaram por esse formato. E, dessa forma, é possível entender que se o marketing de grandes nomes que, às vezes, são referências de negócio para você se inspirar, investem nos saquinhos de pão, é porque esse formato têm boas respostas.

O saquinho de pão tem formato de 5kg. Ou seja, ele consegue levar várias unidades de pães para famílias, sejam elas pequenas ou grandes. Esse público que se reúne na mesa para consumir o pãozinho irá receber a publicidade da sua marca de forma menos invasiva e inserida naturalmente no seu cotidiano.


Além das publicidades, os saquinhos de pão trazem ainda prêmios para que os clientes possam concorrer. Esse tipo de divulgação chama ainda mais a atenção dos consumidores. Afinal de contas, nada melhor do que ficar informado sobre os comércios locais e ainda ter a chance de ganhar prêmios, não é?


Até o momento, em todo país, já foram distribuídos mais de 160 mil reais em prêmios, entre carro, smartphones, viagens, moto e televisão, que conquistam os seus consumidores que ao comprar o pão, percebem a possibilidade de prêmios.

Esse tipo de estratégia é chamada de marketing promocional e vai reforçar a integração entre uma marca e o seu público para que ambos fiquem cada vez mais próximos.

Com tantos benefícios, não restam dúvidas de que anunciar com a PremiaPão é a melhor escolha. Clique aqui para saber mais sobre a mídia dos saquinhos premiados.