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Aprenda como fazer uma campanha publicitária

como fazer uma campanha publicitária

Está em dúvida em como divulgar o seu negócio? Neste texto nós vamos te explicar detalhadamente como fazer uma campanha publicitária assertiva

No Brasil, há mais de 50 milhões de empreendedores. São pessoas que planejaram e investiram na ideia de ter seu próprio negócio,  mas que normalmente se veem perdidos em relação a divulgação da empresa e se perguntam “como fazer uma campanha publicitária?”. 

Se por um lado pensar em capital de giro, fazer um planejamento financeiro e estudar o mercado, por exemplo, são fatores que ajudam a manter o bom funcionamento da empresa, por outro também é importante atentar para as maneiras de divulgação do seu negócio. Por isso, é relevante estudar formas que apontem sobre como fazer uma campanha publicitária.

A propaganda pode ser feita online, que abrange qualquer pessoa no mundo conectada à internet e tem a vantagem de poder se utilizar de métricas para verificar o desempenho de suas ações. Outro atrativo do marketing online está relacionado às inúmeras possibilidades de trabalhar de diversas formas as estratégias para atingir os seus objetivos. 

Mídia offline dá resultado?

A divulgação também pode acontecer offline, com spots em rádio, compra de espaços em publicações impressas, propagandas na TV, uso de outdoors, e propaganda em saco de pão, por exemplo. Ou seja, são todas as técnicas de marketing que acontecem fora da internet. 

Apesar de os dados mais atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontarem que 166 milhões de brasileiros têm acesso à internet e que esse número vem crescendo, é preciso observar que essa não é uma realidade global: ainda há parte da população que não tem a web inserida no seu dia a dia. Por isso, não se deve esquecer o devido valor das plataformas tradicionais.

Estratégias off podem ser um excelente caminho para quem está buscando como fazer uma campanha publicitária. Desse modo, pode, por exemplo, propor novas abordagens e se aproximar de um público diferente através de outro canal. Ao contrário do que muita gente pode pensar, a estratégia de marketing offline continua firme e forte.

O especialista em marketing Hugo Rocha aponta que, “ainda que tenha um produto digital, pode usá-las para propor uma abordagem nova e falar com um público diferente ou atingir seu alvo tradicional, mas por outro canal”.

Entenda o poder da propaganda em saco de pão

Dentro dessas estratégias offlines, uma vem ganhando destaque: a propaganda em saco de pão. Considerada a maior microfranquia desse segmento no Brasil, a PremiaPão é especializada na comercialização de publicidade em saco de pão biodegradável. Cerca de 30 milhões de saquinhos já foram produzidos pela empresa que já ultrapassou a marca de 15 mil anunciantes. 

Com, em média, R$500 investido, o empreendedor consegue contratar uma tiragem de 30 mil sacos de pão. Esse número de saquinhos alcança  cerca de 120 mil pessoas impactadas. O saco de pão biodegradável da PremiaPão, é produzido com papel certificado pela FSC (Conselho de Manejo Florestal), respeitando os mais rigorosos padrões de qualidade, e eliminando o uso de sacolas plásticas que demoram de 100 a 400 anos para se degradar no ambiente. 

Também são utilizadas tintas atóxicas feitas a base de água na produção desses saquinhos, garantindo a saúde e bem-estar dos consumidores. Esse tipo de produto dissolvido com água oferece menores riscos de contaminação do ambiente, pois elas não emitem os chamados compostos orgânicos voláteis (VOC) na atmosfera.

Mas você já se perguntou como fazer uma campanha publicitária e ainda premiar o seu cliente? Essa é uma possibilidade que o saco de pão personalizado da PremiaPão agrega. Nos saquinhos biodegradáveis da empresa são divulgados prêmios para os clientes concorrerem. 

Os sorteios funcionam para todo o Brasil. Além disso, a empresa também permite que o anunciante, além de divulgar a sua marca, disponibilize cupons de sorteios ou de descontos aos seus clientes. Já foram distribuídos mais de R$ 160 mil em prêmios, entre viagens, carro, celulares, TV, e moto. Esse tipo de estratégia de marketing promocional auxilia a aumentar as vendas e a criar um vínculo de fidelização do público final com o anunciante.

“Não precisa ser uma empresa gigantesca para poder fazer  marketing promocional. Você tendo um pequeno negócio pode fazer isso através de vales-compra, sorteios de produtos ou serviços que você mesmo vende para uma audiência da sua cidade. Nós da PremiaPão transformamos o nosso saquinho em premiado. Em diversos anúncios você vai ter premiações onde o cliente pode preencher com seus dados para concorrer aos prêmios e depositar nas urnas”, explica o CEO da PremiaPão, Raphael Mattos.

Do Offline para o online

Outra possibilidade é levar os consumidores a se cadastrarem nos sorteios através do aplicativo PremiApp – uma forma encontrada pela empresa para unir o ambiente online com o offline. Neste vídeo do canal da Premiapão você pode saber mais sobre o marketing promocional.

“Ao chamar o consumidor do pão, que é o centro de tudo, para o ambiente virtual, a gente aumenta a amplitude dessa mídia para outros canais e, com isso, a gente possibilita o anunciante a fazer um trabalho de remarketing em mídias sociais, um trabalho de e-mail marketing com essa base de dados, e também trabalhar com o aplicativo PremiApp, criado para interagir ainda mais com o usuário final”, explica Raphael.

Conheça o marketing promocional

Um exemplo de sucesso da estratégia de marketing promocional feita pela PremiaPão pode ser observado na loja Brasil Cacau em Santo Antônio de Jesus, na Bahia. A loja ganhou mais de 1000 clientes graças aos cupons de sorteio.

“O cliente não só vê a nossa propaganda no saquinho de pão, mas ele vem até a loja porque ele quer participar e ganhar esse produto. É legal essa sacada da PremiaPão porque traz o cliente até a loja para conhecer o nosso produto”, afirma Everaldo Neto, proprietário da loja. Nesse vídeo no canal da PremiaPão no YouTube você pode conhecer mais sobre a estratégia usada pela loja.

Outra empresa que utiliza esse tipo de estratégia é a loja Hering da Bahia. Indico a PremiaPão para qualquer empresa. “Vale a pena participar, porque não é apenas pelo sorteio. Nós podemos converter todo o contato com o cliente, converter em oportunidade. Nós temos a opção de ligar para o cliente, fazer essa propaganda do marketing, divulgar o nosso produto…tudo isso favorece para loja”, afirma Vânia Campos, gerente da Hering.

Ainda de acordo com Vânia, ao ir até a loja para depositar os cupons de sorteio, o cliente é abordado pelos vendedores e convidado a conhecer o local e os produtos. “Isso é fundamental. Nessa abordagem, nós já percebemos a necessidade do cliente de conhecer a loja, conhecer mais o nosso produto, para que ele possa consumir de imediato ou divulgar o nosso produto no marketing ‘boca a boca’”, observa.

Essa estratégia está diretamente relacionada a outro nicho do marketing: o marketing de permissão. O conceito está relacionado ao conjunto de ações de comunicação e marketing direcionadas a um público-alvo somente com a sua autorização. No caso da PremiaPão, isso é colocado em prática a partir do momento em que o consumidor escolhe levar o saquinho de pão para casa. 

Ou seja, na publicidade em saco de pão o consumidor escolhe se vai querer ou não interagir com aquelas determinadas marcas que anunciaram no saquinho – isso se diferencia completamente das mídias tradicionais. Outra diferenciação é que o saco de pão personalizado da PremiaPão tem um longo tempo de exposição, que pode ser de 30 a 60 dias. 

O benefício dos saquinhos da PremiaPão chega até as padarias, como explica Taciana Carvalho, da Padaria Pão de forno, localizada no Recife e que conta com os saquinhos premiados. 

“Nosso público é um público mais velho que não faz pesquisa na internet, então é um público que quer algo mais palpável, e os saquinhos permitem isso para eles. Então, eles veem os telefones das empresas, as conveniências. E chegou a ser tão importante que, quando os saquinhos acabam, os clientes cobram querendo o saco de papel”, afirma Taciana. 

Nesse contexto, portanto, surge outra vantagem de anunciar em saco de pão: a segmentação. Os saquinhos personalizados da PremiaPão são distribuídos, em média, em 10 padarias locais parceiras, sem custo para o dono, atingindo clientes que são o público-alvo do anunciante e que são da região do seu negócio.

Ao investir em uma mídia segmentada, o anunciante acaba estando mais próximo do seu público e tendo um retorno mais assertivo. Além disso, a publicidade segmentada se utiliza de diversas estratégias para conseguir alcançar a atenção daqueles interessados no comércio ou serviço daquele negócio e que são potenciais clientes para a empresa.

A produção dos saquinhos personalizados é feita de forma cuidadosa para que haja o aproveitamento de todos os espaços do saco, sem desperdício. Esse material da PremiaPão pode ser feito a partir de dois modelos: o compartilhado, quando diversas empresas dividem o mesmo saco para fazer a publicidade, ou exclusivo, quando uma única marca estampa todo o saquinho.

Esse segundo modelo tem como principal vantagem a exclusividade, uma vez que a empresa terá todo o saquinho 5kg, com capacidade para até 10 pães, para passar a sua mensagem e falar com o público, sem que precise dividir espaço com outras corporações.

Como fazer uma peça publicitária assertiva

Após se convencer das vantagens de anunciar no saco de pão da PremiaPão, você deve estar se perguntando: como elaborar uma campanha publicitária com um briefing assertivo para que a equipe da PremiaPão desenvolva os layouts? 

Antes de mais nada, é importante explicar que o briefing é um documento que reúne todas as ideias que o cliente tem para a realização de determinado projeto, seja um site, uma campanha de marketing, uma peça publicitária, uma identidade visual, entre outros. Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.

O briefing funciona como um manual de instruções para que a equipe se guie por ele. A partir do documento é possível chegar a resultados satisfatórios, já que todas as informações sobre a solicitação terão sido obtidas junto ao cliente.

Entendido isso, também se faz necessário destacar que caso a sua empresa não tenha a arte da propaganda pronta, a equipe da PremiaPão desenvolve para você. Por isso, é importante que você tenha algumas noções de como elaborar o briefing para que você consiga passar detalhadamente para o franqueado como você deseja que o seu anúncio seja feito. 

Para te ajudar nesse processo, vamos dar algumas dicas. Primeiro, é preciso ter em mente que no briefing tem que conter o seu objetivo, ou seja, o que você pretende alcançar com aquela campanha publicitária – seja aumentar as vendas, lançar um novo produto, etc. Também é importante focar no público-alvo que você deseja atingir com aquela campanha.

O briefing também precisa incluir detalhadamente o que você não gosta e não deseja ver no resultado final da sua campanha. Podem ser questões como cores, fontes ou até mesmo estilos de artes e imagens.

Algumas informações sobre o seu produto também são importantes e devem estar no seu briefing, tais quais: nome e características do produto; como ele é produzido e distribuído?; qual a capacidade de produção?; quais os diferenciais?; quais são os prós e contras?; qual a percepção do mercado sobre o produto?; qual o custo e a rentabilidade do produto?.

Mas se você já estiver mais avançado nesse processo e consegue criar o esboço da sua campanha publicitária no saco de pão da PremiaPão, algumas dicas também são importantes. A primeira delas é caprichar nos títulos e nas chamadas do seu anúncio, porque isso vai atrair o seu possível cliente a continuar lendo o resto do conteúdo. Para isso, pense em frases criativas e curiosas.

Também é importante que você utilize imagens de boa qualidade e que chamem atenção do seu público-alvo. As imagens de baixa qualidade passam uma impressão ruim e certamente diminuirão o valor do seu produto.

Em relação às informações que vão constar na sua propaganda no saco de pão personalizado, é importante que você priorize aquelas mais relevantes e dê destaque a elas. Por fim, revise o texto mais de uma vez e, se possível, peça para outra pessoa revisar. Erros de português são muito prejudiciais à imagem de qualquer empresa. Com todas essas dicas, temos certeza que você não tem mais dúvidas de como fazer uma campanha publicitária assertiva!

O que os anunciantes dizem sobre como fazer uma campanha publicitária na PremiaPão

Cerca de 15 mil empresas já anunciaram no saco de pão personalizado da PremiaPão – desde microempresas até multinacionais. Entre essas empresas, está o centro médico e laboratório Labocliv. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem 20 unidades de atendimento na região de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e resolveu investir em uma mídia de alto impacto e baixo investimento. 

“A gente consegue chegar na casa do cliente em um referencial positivo, no pão de todo dia. Há uma circulação diária disso, você consegue atingir um público maior. Além disso, tem todo o marketing que é feito, com campanhas de promoção vinculando a marcas positivas, sorteios também”, afirma Tatiana Schleu, representante da Labocliv.

Segundo Tatiana, o feedback dos clientes foi positivo. “É essa coisa diferente de você transformar um simples saco de pão, que antes era algo que você jogava fora e hoje você traz isso como uma mídia. A gente viu que realmente surtiu efeito usar esse tipo de mídia. E a gente viu a seriedade da empresa, a qualidade da impressão, o cumprimento dos prazos. Está sendo muito benéfico para a Labocliv”, afirma.

Neste vídeo no canal da PremiaPão no YouTube você pode conhecer mais sobre as estratégias usadas pela Labocliv ao escolher o saco de pão personalizado para fazer a propaganda da empresa.  Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui.

Outra empresa que utilizou os serviços de publicidade em saco de pão foi a Rappi. Um dos principais aplicativos de entrega sob demanda do país, a Rappi anunciou com a Premiapão e conseguiu alcançar o aumento nas vendas. “Achei a proposta inovadora. Quando a gente vê o resultado, o saquinho pronto, os usuários entrando no aplicativo de semana a semana, a gente se empolga”, afirma o growth leader da Rappi no Nordeste, Vitor Marques. 

A campanha da Rappi com a PremiaPão foi veiculada na cidade do Recife, durante os meses de novembro e dezembro de 2018, com saquinhos exclusivos. “O que me impressionou foi a quantidade de compras. A gente viu que quase 100% das pessoas que entraram na Rappi por conta da PremiaPão voltaram a comprar. Para gente, foi muito bom”, afirma Vitor.

Após entender os principais detalhes de como fazer uma campanha publicitária, você pode aprofundar os seus estudos através deste texto do blog da PremiaPão. Nele, nós vamos te explicar a importância do marketing estratégico, que é um nicho do marketing focado em resultados de médio e longo prazo e que vai ajudar a sua empresa a ganhar visibilidade e alcançar novos clientes.

Além disso, você também pode mergulhar no mundo do marketing promocional por meio desse post do blog. Esse tipo de marketing pode ser seu grande aliado na hora de alavancar suas vendas – ele funciona como um emaranhado de estratégias aplicadas com o objetivo de construir uma marca, aumentar o número de vendas, prospectar clientes e fidelizá-los. Agora que você já sabe como fazer uma campanha publicitária, que tal conhecer mais sobre a PremiaPão? Clique aqui para conhecer mais sobre a empresa.